VER
As pessoas se levantam e trabalham o dia todo, sem
saber para onde suas mentes vão. Algumas delas podem conscientemente manter a
presença da mente, mas para a maioria, isso seria uma repressão forçada.
Repressão forçada é danificar a mente.
A mente humana é muito viva; o espírito deve ser
pacífico.Sua natureza deve ser desenvolvida de acordo com seu potencial, sem
permitir falta de cuidado, força ou interrupção. Estes são os requerimentos
mínimos para o que poderíamos chamar de linhas mestras para o desenvolvimento
da mente.
O que Confúcio queria dizer com “deter-se no máximo
bem” é o que diz Lao-tzu com “vendo o que lá está”, ou Buda com “parecendo
independente”. O espírito do ser humano está na mente, enquanto que o gatilho
da mente está nos olhos. Quando os olhos são usados para o interior, a mente,
em concordância, está voltada para o interior; daí o termo “vendo
independentemente”.
Ver significa olhar para dentro; independentemente
refere-se à independência da mente. Se você olhar para dentro por um longo
tempo, não somente sua mente estará presente, mas sua mente finalmente se
estabilizará.
Com espírito e energia unidos e estáveis, você
desperta em êxtase. O céu e a terra comungam, com sutilezas que vão muito além
do poder de expressão das palavras.
A Escritura da
Mente diz: “eu vi a mente e apreendi o Caminho por um milhão de éons”.
Agora, quando o sol se põe, quem sabe de onde vem a escuridão que toma o
quarto? E então, quando acendemos uma lâmpada, quem sabe para onde vai a
escuridão? Devemos entender que a lâmpada não tem motivos para repelir a
escuridão, nem a escuridão tem razão de temer a luz. Nenhum dos lados despende
qualquer esforço. A lâmpada pode representar o conhecimento desperto, enquanto
que a ignorância pode ser representada pela escuridão. Olhe para fenômenos
passados como se fossem sonhos, os presentes como relampejos, e os futuros como
completa obscuridade.
Também olhe para os fenômenos programados do mundo
como mutações de momento para momento, como problemas sem fim, se distanciando
tão logo quanto possível.
Seja lá o que estiver fazendo, você deve praticar o
parar e o ver. Parar é serenidade silenciosa; ver é um despertar alerta.
Pode-se perguntar o que é uma mente clara. A mente
vazia é a mente clara. A mente clara não tem imagens de si mesmo, nem da
personalidade, do ser ou do vivente; todas as coisas são vazias.
Qual a natureza essencial do ver? Seguir a natureza
é ver a natureza e, inconscientemente e sem saber, seguir as leis de Deus.
“Taoist Meditation- Methods for Cultivating a Healthy
Mind and Body”
translated and compiled by Thomas Cleary – Shambala Ed., 2000
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