sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ver

Durante o decorrer do dia você exercita sua visão? Porque então somos tão cegos... A seguir um excelente texto do livro "Meditação Taoísta" para reflexão.


VER

As pessoas se levantam e trabalham o dia todo, sem saber para onde suas mentes vão. Algumas delas podem conscientemente manter a presença da mente, mas para a maioria, isso seria uma repressão forçada. Repressão forçada é danificar a mente. 

A mente humana é muito viva; o espírito deve ser pacífico.Sua natureza deve ser desenvolvida de acordo com seu potencial, sem permitir falta de cuidado, força ou interrupção. Estes são os requerimentos mínimos para o que poderíamos chamar de linhas mestras para o desenvolvimento da mente. 

O que Confúcio queria dizer com “deter-se no máximo bem” é o que diz Lao-tzu com “vendo o que lá está”, ou Buda com “parecendo independente”. O espírito do ser humano está na mente, enquanto que o gatilho da mente está nos olhos. Quando os olhos são usados para o interior, a mente, em concordância, está voltada para o interior; daí o termo “vendo independentemente”.
Ver significa olhar para dentro; independentemente refere-se à independência da mente. Se você olhar para dentro por um longo tempo, não somente sua mente estará presente, mas sua mente finalmente se estabilizará.

Com espírito e energia unidos e estáveis, você desperta em êxtase. O céu e a terra comungam, com sutilezas que vão muito além do poder de expressão das palavras. 

A Escritura da Mente diz: “eu vi a mente e apreendi o Caminho por um milhão de éons”. Agora, quando o sol se põe, quem sabe de onde vem a escuridão que toma o quarto? E então, quando acendemos uma lâmpada, quem sabe para onde vai a escuridão? Devemos entender que a lâmpada não tem motivos para repelir a escuridão, nem a escuridão tem razão de temer a luz. Nenhum dos lados despende qualquer esforço. A lâmpada pode representar o conhecimento desperto, enquanto que a ignorância pode ser representada pela escuridão. Olhe para fenômenos passados como se fossem sonhos, os presentes como relampejos, e os futuros como completa obscuridade.
Também olhe para os fenômenos programados do mundo como mutações de momento para momento, como problemas sem fim, se distanciando tão logo quanto possível. 

Seja lá o que estiver fazendo, você deve praticar o parar e o ver. Parar é serenidade silenciosa; ver é um despertar alerta.

Pode-se perguntar o que é uma mente clara. A mente vazia é a mente clara. A mente clara não tem imagens de si mesmo, nem da personalidade, do ser ou do vivente; todas as coisas são vazias.
Qual a natureza essencial do ver? Seguir a natureza é ver a natureza e, inconscientemente e sem saber, seguir as leis de Deus. 

“Taoist Meditation- Methods for Cultivating a Healthy Mind and Body”
translated and compiled  by Thomas Cleary – Shambala Ed., 2000
Tradução: Giancarlo Salvagni




Um comentário:

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