domingo, 6 de maio de 2012

Conceito de Linguagem e Realidade

Você consegue definir oque é realidade? E se fosse definir isso para mim, como faria? Através de palavras, gestos... enfim utilizaria a linguagem. Segundo Richard Bandler e John Grinder (criadores da Programação Neurolinguística), A Linguagem é fundamental, pois tem grande poder de mudar estados de consciência. Isso inclui a linguagem verbal (falada e escrita) e a corporal (gestos, olhar, etc). É muito fácil entender essa afirmação. Pense por exemplo no dia em que alguma pessoa que você gosta e estima, brigou com você. Você mudou seu estado na hora, suas emoções, pensamentos e corpo sofreram alterações. O que a outra pessoa fez? emitiu sons e fez gestos. Isso pode parecer engraçado, mas se você não tivesse noção nenhuma da linguagem utilizada por ela, provavelmente iria entender dessa forma. Agora tire os sons e veja a mesma cena na sua mente no mudo. Ainda sim você entenderia o propósito daquilo, captaria a mensagem e teria seu comportamento alterado. Às vezes, basta um olhar para que a comunicação entre duas pessoas se estabeleça. Os olhos falam, eles dizem...

A verdade é que a comunicação não-verbal tem muito mais importância no processo de troca de informações do que a verbal em si. Isso porque em épocas mais remotas, o ser humano não tinha um sistema de linguagem estabelecido, sendo primordial para sua sobrevivência entender com poucas pistas o que os outros diziam. As mulheres em especial tem a habilidade de ler o corpo das outras pessoas de forma muito mais eficaz que os homens. Isso porque a elas cabia o papel de cuidar da prole e identificar quando os membros da tribo adoeciam. Nós evoluímos, a linguagem evoluiu, mas ainda sim o extinto de sobrevivência permeia nosso subconsciente. Em textos posteriores falarei mais a respeito de linguagem corporal, minha dica é que se você não tem familiaridade com esse assunto, começe a estudar, porque é de fundamental importância para melhorar sua comunicação e relacionamentos com as outras pessoas.

Mas porque afirmar que a linguagem verbal é falha, se você está entendendo o que eu estou escrevendo aqui? O fato é que cada pessoa é diferente, única. Podemos dizer que cada indivíduo é um mundo diferente e que diariamente mundos colidem. A percepção de mundo varia de pessoa pra pessoa, pois cada um nasceu em um lugar diferente, tem vivências diferentes e enxerga o mundo de uma forma. Se eu lhe pedir para pensar em um sofá, com certeza você vai pensar em um sofá e estaremos de comum acordo de que aquilo é um sofá. Mas o sofá que você pensou dificilmente será igual ao que eu idealizei. 
Percebe? Aí está a falha da comunicação verbal. As palavras nada mais são que gatilhos mentais que ao serem disparados acionam memórias individuais de vivência.
 É importante ter consciência sobre isso pois é através da comunicação que nossos processos mentais se modificam e que a percepção da realidade é transformada.

E o que falar sobre realidade? Se cada um tem uma vivência diferente, o que dizer sobre a realidade? Sua realidade é formada pelas suas crenças, pelos lugares que você já esteve, pelas outras pessoas com as quais você tem contato? O conceito de realidade é tão complexo quanto perigoso. No filme "Batman: Dark Knight" de Cristopher Nolan o Coringa (Joker) diz a seguinte frase: "Da realidade para a loucura, basta um empurrãozinho", ou algo do gênero. Essa afirmação é poderosa justamente porque o conceito de realidade é muito frágil. 

Uma frase que contém muita sabedoria e parece um clichê é: A realidade é o que você pensa que ela é e as pessoas acham de você o que você acha que elas acham. Pode soar confuso, mas é a mais pura verdade. Um dos cuidados que devemos tomar para nos tornarmos melhores é ter consciência disso, e começar a perceber que grande parte do que você considera realidade acontece dentro da sua cabeça, e não aqui fora. Exemplos das coisas que decorrem disso são infinitos: Insegurança, Ansiedade, Raiva, Preocupação. Na maioria das vezes é apenas manifestação do pensamento.
Esse é um dos motivos de diversas religiões, filosofias e culturas considerarem que o ser humano está dormindo. Aqui tem muita sabedoria. 

O ser humano está dormindo por alguns motivos, entre eles podemos destacar: 

  • Senso comum: Você todos os dias repete algumas coisas em seu dia, essas coisas tornam-se hábitos, e esses hábitos se tornam você. Já notou como é difícil mudar? Pense no hábito como uma corda. A cada dia que você o faz, é como se entrelaçasse outra corda na primeira, até que ela se tornasse grossa e forte. Qual é mais fácil de arrebentar? Esteja ciente dos seus hábitos e se policie, eles são fundamentais para sua evolução.
  • Consciência: Já se pegou alguma vez fazendo coisas sem ao menos perceber? lavando vasilhas, em uma conversa chata? Parece que você nem estava lá. E não estava mesmo. Começe a se policiar para estar somente no aqui e agora, pois é a única coisa que existe. Seu insconsciente tem mais poder sobre você do que você mesmo. Mas como assim? Meu inconsciente sou eu também! Claro que é, mas é o "você" que "você" não controla. Pense nisso.
  • Emoções: Frutos diretos do inconsciênte, da vivência, são como fogo. Se não as controlar ou pelo menos ter consciência delas, vai acabar muito queimado. Pessoas matam e morrem todos os dias escravas das emoções, mas também fazem coisas boas, grandes descobertas para a humanidade. Existe uma diferença entre emoção e sentimento, assunto para mais tarde...
  • Ego: O maior vilão da humanidade! É o que faz você se chamar de EU. No fim das contas é uma ilusão pois todos nós somos a mesma coisa.
Por fim um exercício prático pra quem quer dormir menos. Um exercício que aprendi com Mestre OSHO, que tem uma sabedoria imensurável. Quando estiver limpando a casa, lavando vasilhas ou fazendo alguma atividade "mecânica" por assim dizer, não coloque música alta e nem se distraia para entrar nesse estado ao qual você está habituado. Esteja totalmente ali, se concentrando em fazer aquilo com cada célula do seu corpo. Simplesmente esteja no agora, se vier algum pensamento à mente, o observe, analise e deixe ir embora.Você não vai estar limpando só a casa, mas sua mente também. Além de fazer muito bem, é o princípio de qualquer exercício meditativo.

Por hoje é só.

 Esse iceberg representa o quanto conhecemos de nós que está na superfície e o quanto nos falta conhecer, que está abaixo do que temos consciência. É uma metáfora do consciente e do subconsciente.

Um comentário:

  1. Tem alguns lugares nesse texto que me lembrou aquela conversa da âncora lá (a qual tenho guardada), principalmente o sofá, kkk. Consegui ler, finalmente. Tá ótimo, e poste muito muito, que adoro ler as coisas que você escreve, rs. Bjo bubu <3

    ResponderExcluir